sábado, 11 de abril de 2009


GEAR INDICATOR – SOFTWARE
(Windows XP e Vista)


Up!! Depois de um ano, resolvi postar o que havia prometido. Este post vai tratar do software que controla o GI desenvolvido por Vladimir Kadlec. O hardware você fará facilmente lendo o post anterior. Leia com bastante atenção. Qualquer interpretação incorreta e vais ter de ler tudo novamente. =o]


1) Primeiramente, faça o download do software para Windows XP ou para Windows Vista. O GI do Vista vem zipado mas tem instalador e coloca o DLL controlador da porta paralela no devido lugar. Se você usa Vista pule para o item 3. Já no XP, descompacte o ZIP em qualquer pasta que mais lhe convenha.

Tomemos como exemplo que tenha sido descompactado em C:\GI.
O conteúdo desta pasta será então:

config.txt
gi.exe
inpout32.dll

licence.txt
readme.txt

readme_inpout32.txt



2) Agora você deve copiar o arquivo INPOUT32.DLL para as pastas c:\windows\system e c:\windows\system32. Este arquivo controla a “conversação” entre a porta e o GI.

3) Configure o Live For Speed:

No Notepad do windows (bloco de notas), faça as modificações nas seguintes linhas do arquivo CFG.TXT que está na pasta LFS (diretório do Live for Speed).

OutGauge Mode 1 :0-off 1-driving 2-driving+replay
OutGauge Delay 10 :minimum delay between packets

OutGauge IP 127.0.0.1 :IP address to send the UDP packet

OutGauge Port 1111
1 :IP port



4) Verifique o arquivo CONFIG.TXT da pasta C:\GI.

Nas linhas que definem a porta paralela:
# LPT port (must be in base 16)
# 0x378 or 0x3BC for LPT 1, check "Device Manager" in Windows

LPT 0x378


O valor grifado em vermelho acima deve estar de acordo com a identificação da sua porta paralela. Para verificar, clique o botão direito do mouse sobre o ícone “Meu Computador” e selecione propriedades. Clique na guia “hardware” e depois no botão “Gerenciador de Dispositivos”.
Procure e expanda o item “Portas (COM & LPT)”, e dê um duplo clique na opção “Porta de impressora ECP (LPTn)”. Na janela que abrirá clique na guia “Recursos”. Na opção Configurações de recursos aparecerão as identificações da porta (Intervalo de E/S) conforme imagem abaixo.



IMPORTANTE I
:
Se você possui uma placa-mãe moderna, certamente não possuirá mais uma porta LPT onboard, pois hoje a maioria das impressoras usa USB. Neste caso você vai usar uma placa PCI / LPT offboard, certo? Neste caso, preste atenção no que foi explicado acima, pois a identificação do intervalo de E/S é diferente das LPTs comuns. Faça a identificação e preencha corretamente no arquivo CONFIG.TXT.

No meu caso que é uma PCI, a identificação é C568 (veja abaixo):


No arquivo CONFIG.TXT funcionou com a identificação de LPT 0xC568 (ver abaixo):



5) Se você fez as soldas devidamente corretas, não deverá ser necessário modificar mais nenhuma configuração. No entanto, portas paralelas processam alguns pinos de forma inversa. Caso isso ocorra, algum led que deveria estar apagado, por exemplo, aparecerá aceso, ou vice-versa. Então no arquivo CONFIG.TXT troque o valor do pino de “0” para “1”, ou vice-versa.

IMPORTANTE II: O cabo deve ser de impressora com dois conectores DB25 macho em cada ponta. NÃO PODE SER CABO DE DADOS, PCLINK ou LAPLINK pois a pinagem é diferente.

No meu caso, por exemplo, o freio de mão (handbrake), pino 16, que deveria estar aceso com o carro parado, estava apagado. E quando você engatava a primeira marcha e saía com o carro, a luz acendia. Então, nas últimas linhas do config.txt procure e modifique:

PIN_16 handbrake 1 <= trocar para => PIN_16 handbrake 0


6) Feito!! Carregue o programa GI.EXE e depois o LFS.EXE.

Obs.: Para apagar todos os leds do GI quando não estiver jogando, crie um atalho na sua área de trabalho para o GI.EXE. Clique o botão direito sobre o atalho e selecione “propriedades”. Na linha que identifica o caminho do programa, troque para “c:\gi\gi.exe --blank-and-exit”.

Caso não apaguem, faça o seguinte.

No arquivo CONFIG.TXT, verifique as linhas:

# What to send to turn all leds off (7segment and shiftlight), usually 0 or 255
Seg_Off 0
Tradução: O que será enviado para apagar o display numérico de 7 segmentos e o led do shiftlight.
Se “0” (zero) não funcionar, digite ao lado de seg_Off algum número entre 1 e 255.

# What to send to turn all leds on extended pins off, usually 0 or 15
# PIN_1 is bit 0, PIN_14 is bit 1, PIN_16 is bit 2, PIN_17 is bit 3
Ext_pins_off 0
Tradução: O que será enviado para apagar os demais leds (freio-de-mão, combustível, etc).
Se “0” (zero) não funcionar, digite ao lado de Ext_pins_Off algum número entre 1 e 15. No meu caso tive de usar o valor 11.


Bom divertimento!!!



Conheça o LFS, faça download e jogue contra outros pilotos na web gratuitamente.







Conheça a Liga Brasileira de LFS. Inscreva-se e participe das mais emocionantes competições online.







Assista AO VIVO às competições de automobilismo virtual.

2 comentários:

  1. amigo por favor como faz para ligar esse outgauge gateway eu nao estou conseguindo ...

    ResponderExcluir
  2. Desculpe para demorar a responder. Mas fiquei sem internet por alguns dias. Morar no interior tem disso... =O/

    Não tem me sobrado muito tempo para atualizar o blog. M em breve vou publicar mais detalhes sobre o funcionamento do outgauge gateway juntamente com um H-Shifter que estou desenvolvendo aos poucos. =Oo

    Grande Abraço!!

    ResponderExcluir